Blog Clínica Dr. José Cury

Blog Clínica Dr. José Cury

Abdominoplastia: por que fazer?

Diversos são os motivos que levam uma pessoa a fazer cirurgia de abdominoplastiaGeralmente ela é realizada para corrigir a protusão abdominal que ocorre por causa da flacidez muscular ou dos depósitos de gordura acumulados na região do abdome e pode ser feita para retirar estrias da barriga.

Entendo que para além da correção ou estética, a abdominoplastia muda a autoconfiança, a qualidade de vida e o bem-estar psicológico das pessoas que submetem-se ao procedimento.

Com frequência recebo muitas dúvidas sobre o procedimento de abdominoplastia, pensando nisso, escrevi esse artigo para solucionar algumas delas. Então, se quiser conhecer mais sobre o assunto, leia até o final.

Quem faz abdominoplastia pode voltar a ter barriga?

Sim, é possível que quem faça abdominoplastia volte a ter barriga, porém isso não é regra. Atividades físicas e alimentação balanceada são fundamentais para a sua manutenção.

Quem não pode fazer abdominoplastia?

As principais contraindicações para abdominoplastia são:

  • mulheres que pretendem engravidar;
  • pacientes obesos;
  • pessoas com doenças do colágeno;
  • pessoas com cicatrizes na região abdominal;
  • diabetes não controlada;
  • pessoas fumantes.

todo esse grupo precisa e deve ser avaliado pelo médico, pois cada caso é um caso.

Existem algumas condições que indicam quando fazer uma abdominoplastia:

Lembrando que a abdominoplastia pode ser feita por motivos estéticos ou terapêuticos, embora a procura maior seja por pacientes com

  • abdome desproporcional ao resto do corpo;
  • músculos abdominais enfraquecidos ou separados, conhecido como diástase;
  • concentração de tecido adiposo na região do abdômen;
  • mulheres que tiveram múltiplas gestações;
  • pessoas que perderam grande quantidade de peso;
  • pessoas que geneticamente possuem acúmulo de gordura na região abdominal.

Para que o procedimento seja realizado com sucesso o paciente precisa estar saudável.

Quem faz abdominoplastia pode engravidar?

De forma geral, sim. O procedimento não interfere no desenvolvimento do bebê, até porque a pele vai esticar o tanto que for necessário para acomodar a gestação. A nossa indicação é que a mulher após fazer a abdominoplastia aguarde entre um e dois anos para engravidar.

O que é lipo com abdominoplastia?

Também conhecida por lipoabdominoplastia, a técnica combina dois procedimentos distintos em uma mesma cirurgia. Nesse caso é feita a lipoaspiração e a abdominoplastia ao mesmo tempo.

Indicada para mulheres que apresentam excesso de pele solta, gordura localizada, flacidez na musculatura do abdômen.

O que é abdominoplastia HD?

Abdominoplastia HD é um procedimento de alta definição (HD = high definition). Geralmente associada à lipoaspiração HD para melhorar o contorno. É feito por meio de uma vibrolipoaspiração mais intensa em algumas áreas e menos em outras.

É possível fazer a cirurgia de abdominoplastia e mamoplastia de uma vez?

Tanto é possível quanto é seguro realizar as duas cirurgias ao mesmo tempo. O importante é que sejam respeitados todos os parâmetros de segurança.

A recuperação é única e nesse caso não há necessidade de realizar duas internações. É comum que o paciente sinta desconfortos nos primeiros dias e um repouso é essencial nos primeiros dez dias. O tempo de recuperação de uma abdominoplastia associada a mamoplastia dura em torno de dois meses.

Quando posso dirigir após uma abdominoplastia?

O prazo de retorno para as principais atividades, após uma abdominoplastia varia um pouco, mais para voltar a dirigir após a abdominoplastia, somente após 30 dias.

Esclareceu suas dúvidas sobre abdominoplastia?

Agende sua consulta!