Blog Clínica Dr. José Cury

Blog Clínica Dr. José Cury

É possível combinar várias cirurgias plásticas simultaneamente?

É imprescindível a avaliação detalhada de um médico responsável

Não é de se estranhar que a maioria das pessoas tenham dúvidas sobre a associação de cirurgias plásticas realizadas ao mesmo tempo. Vale salientar que, se feita por um profissional experiente, a cirurgia é possível e segura.

Existem alguns critérios que definem quais são os procedimentos que podem ser realizados simultaneamente, por exemplo, quem deseja fazer uma abdominoplastia + Lipoaspiração + mastopexia com prótese pode ter a vantagem de uma única recuperação.

Como planejar a associação de cirurgias plásticas?

É fundamental que o paciente seja avaliado minuciosamente, antes de realizar o procedimento, isso é necessário para que o médico cirurgião analise a condição de saúde, os riscos do procedimento e a melhor abordagem. Uma das condições avaliadas é o bom estado de saúde da paciente, isso é muito importante no planejamento como aconteceu com a influencer digital, Sunaika Bruna, que se submeteu a uma cirurgia tripla, e antes de realizar o procedimento fez uma avaliação rigorosa, e diversos exames para atestar que estava com a saúde em dia. A presença de doenças crônicas como diabetes, pressão alta, problemas na tireóide devem ter uma atenção extra. Outro critério a ser avaliado é o tempo de duração que varia de acordo com a técnica realizada.

Pós-operatório

O pós-operatório de um procedimento está intrinsecamente ligado aos cuidados que o paciente adota em sua recuperação. Por isso é essencial seguir todas as recomendações prescritas e específicas para cada procedimento. Por exemplo, no caso da mastopexia com prótese evitar movimentos bruscos com os braços; já na abdominoplastia e lipoaspiração ter o cuidado de usar a cinta pós-cirúrgica por pelo menos dois meses e fazer pequenas caminhadas em casa a cada duas horas para não ficar muito tempo sentada ou deitada.

Quais os benefícios em fazer várias cirurgias plásticas ao mesmo tempo?

É fato de que não existe um limite estipulado quanto ao número de procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados ao mesmo tempo, porém é sabido que todo procedimento cirúrgico envolve riscos e é imprescindível que haja bom senso do médico e do paciente ao se definir as abordagens.

De qualquer maneira, existe uma série de vantagens e entre eles está:

Redução de custos – o custo com internação, anestesia, médico e demais despesas que envolvem o procedimento torna mais econômico do que realizar três cirurgias separadas, por exemplo;

  • Exames – todos os exames solicitados podem ser realizados de uma só vez;
  • Repouso – também é feito uma única vez e benéfico para quem sente dificuldades em se manter parado por um longo período.

Por fim, avalie a experiência do cirurgião escolhido, se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas e conhece as recomendações dos órgãos responsáveis para planejar corretamente as melhores técnicas.

É importante lembrar que apesar de ser possível a realização de vários procedimentos simultaneamente, não é dispensável a avaliação de cada caso em particular.

Essas particularidades vão garantir segurança e um planejamento adequado com o objetivo de minimizar os riscos da paciente.

Agende sua consulta e saiba se a associação de cirurgias plásticas é indicada para você!