Nos últimos anos, muitas pessoas têm optado por submeter-se a uma cirurgia plástica e sim, todo procedimento cirúrgico envolve riscos por ser algo delicado e um bom pós-operatório fará toda a diferença para que o paciente retorne às suas atividades cotidianas sem que haja a necessidade de reinternações.
Para que o procedimento cirúrgico seja um sucesso, não basta apenas fazer um planejamento ou escolher um cirurgião habilidoso, há que se ter atenção e cuidados durante a recuperação e assim, prevenir maiores complicações.
Continue a leitura e aprenda como garantir um melhor resultado após a realização da cirurgia plástica.
Como é a rotina após a cirurgia plástica e o que pode influenciar o tempo de recuperação?
Depois de uma cirurgia plástica, a rotina do paciente é de absoluto repouso e cuidados. Acontece de, às vezes, alguns pacientes sentirem-se recuperados e prontos para voltar à rotina antes do prazo determinado pelo cirurgião plástico. No entanto, é necessário ser cauteloso e não se precipitar sem a avaliação e liberação do médico.
Após a cirurgia plástica a rotina exige algumas recomendações fundamentais. São elas:
- Não fume por 30 dias depois da cirurgia plástica, pois dificulta a cicatrização e pode aumentar o risco de trombose e embolia pulmonar.
- Faça os curativos conforme a instrução médica. As cicatrizes devem ser lavadas com água e espuma do sabonete.
- Evite atividades físicas e movimentos que exijam força.
- Realize sessões de drenagem linfática, que podem auxiliar na recuperação e acelerar os resultados.
- Compareça às consultas depois da cirurgia.
- Procure manter o ambiente de repouso sempre ventilado. Geralmente o calor aumenta o inchaço. Fique longe de saunas e diminua a ingestão de sal.
- Nas duas primeiras semanas, evite praia ou piscina, pois a exposição solar pode causar consequências irreversíveis. Use filtro solar, chapéus e óculos escuros.
- Tome os remédios de acordo com a dosagem prescrita e nos horários indicados.
- Faça um planejamento para não ter que se preocupar com serviço doméstico ou assuntos de trabalho.
Já o tempo de recuperação varia entre cada paciente e isso devido a diversos motivos, como hábitos alimentares saudáveis que influenciam na recuperação e na cicatrização, cumprimentos de recomendações médicas relacionadas a repouso e por fim, o organismo que responde de maneira individual e isso também interfere na recuperação.
Para saber qual é a rotina ideal após a cirurgia plástica, como se comportar e o que fazer para uma boa recuperação, siga todas as instruções do seu cirurgião plástico, converse e tire todas as suas dúvidas.